terça-feira, 30 de agosto de 2011

TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA

                                          
                                        TECNOLOGIA  NA  MINHA  ESCOLA


                                          Conclusões da pesquisa


                      A mudança constante perante os conhecimentos que precisamos incorporar, exige principalmente de nós educadores, uma constante busca de aprendizado e o desenvolvimento de diferentes modos de informações atualizadas, criando assim melhores condições de aprendizagem aos nossos alunos.
                       Diante deste contexto, nós os professores da escola Estadual de Educação Básica Francisco Brochado da Rocha   -  CIEP de SÃO SEPÉ estamos  buscando através do  curso “Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC”,  interagir  com os colegas e com a equipe do curso,  viver a experiência da construção coletiva do conhecimento, adquirindo assim maior domínio das habilidades e estratégias, percebendo o papel das  tecnologias de informação e comunicação e sua importância para a educação nos dias atuais.
                        Um número razoável dos alunos de nossa escola são oriundos de família de baixa renda, e para muitos esta é a única oportunidade de fazer uso do computador. A escola tem um laboratório de informática onde os alunos do turno integral, primeiro ao quinto ano, no horário inverso a aula, tem a oportunidade de aprender um pouco mais, de maneira lúdica, através de jogos, pesquisas e variadas atividades online.
                        Os professores das séries iniciais usam textos impressos, textos digitais, apresentações multimídia, páginas web, vídeo, áudio, imagem e jogos, onde o aluno algumas vezes é autor e na maioria é apenas leitor/ receptor, conforme pesquisa realizada na escola, em anexo. Este é um trabalho, integrado entre as professoras de  classe  e a professora  da oficina de informática do turno integral.( fotos em anexo).


                                              
                                    
                      

                      Dos professores das Séries Finais do Ensino Fundamental entrevistados, a maioria  faz uso de algumas dessas tecnologias, sendo que os alunos são receptores, com exceção dos textos impressos e digitais que eles participam como autores.
                        As dificuldades encontradas por estes professores, que declaravam não fazer uso constante das tecnologias são as seguintes:
                        * Para o aluno ser autor, o professor tem que ter mais oportunidade de se especializar no uso das tecnologias para depois orientá-los.
                        * Se tivesse na escola um notbook para cada aluno, seria mais fácil trabalhar com as tecnologias.
                        * Falta domínio de uso dessas tecnologias pelos professores e principalmente pelos alunos.
                        * Exige maturidade dos alunos para fazerem uso adequado dessas tecnologias  para um melhor aprendizado.
                         * Professores com muita carga horária, sem tempo para manusear computador,etc.
                         Entre os professores do Ensino Médio, podemos perceber que a maioria  utilizam as tecnologias como: pesquisas, vídeos, clipes, cd room, paródias. imagens, mapas... Porém percebemos que na maioria das vezes o aluno está como leitor/receptor, poucas vezes é autor. Os alunos costumam pesquisar os conteúdos na internet e elaborarem slides para apresentação para os colegas e professores.




                         Trabalho elaborado pelos professores: Marlene Freitas, Kátira Ineu, Fátima Saldanha, Rose Mary Neve,. Élson Juliani

                                                              CIEP DE SÃO SEPÉ
                                                                          JUNHO DE 2011





Nenhum comentário:

Postar um comentário