DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Escola Estadual de Educação Básica Francisco Brochado da Rocha – CIEP
São Sepé - RS
Turma 31 – 3º ano do Ensino Fundamental
Professoras: Gláucia Freitas e Marlene Freitas
JUSTIFICATIVA
Promover o desenvolvimento integral das crianças num ambiente com propostas lúdicas educativas, onde a cultura de um povo deve ser cultivado.
Folclore é a expressão da cultura, dos costumes e tradição de um povo. É através da preservação do folclore que se torna possível a perpetuação das diferentes culturas, bem como o conhecimento verdadeiro da história dos diversos povos. O folclore é contado e recontado pela oralidade popular e representa a sabedoria do povo. Ele inclui mitos, lendas, contos populares, brincadeiras, provérbios, adivinhações, trava-línguas... Também inclui festas, encenações, artesanato,,danças, músicas...
PÚBLICO ALVO
Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental
TEMPO ESTIMADO
2 semanas
OBJETIVO GERAL
Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira
Reconhecer a importância do folclore.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Incentivar a pesquisa
Identificar o que é folclore
Estimular a criatividade e a imaginação
Levar o aluno a ter respeito pela cultura e pelos costumes
Produzir e digitar textos
DESENVOLVIMENTO
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professoras e alunos.
Pesquisar na internet as manifestações da cultura popular, analisando cada uma delas, em especial lendas, adivinhas, trava-línguas, parlendas.
Pesquisar na internet as manifestações da cultura popular, analisando cada uma delas, em especial lendas, adivinhas, trava-línguas, parlendas.
Organizar fichas de leitura com os trava-línguas (levar para ler em casa)
Organizar um campeonato de trava-línguas, adivinhas e parlendas com a turma
Organizar um “Passa e Repassa” com adivinhas
Socializar as lendas na sala de aula por meio de recontos.
Ler uma lenda por dia (professora) usando diferentes estratégias.
Escolher por meio de votação as lendas preferidas dos alunos.
Elaborar um gráfico com o resultado (trabalhar situações problemas).
Reescrever algumas lendas ( em duplas) usando o editor de textos.
Ornamentar o mural da escola com seus textos e desenhos. ( fotos em anexo)
E os trabalhos na "Mostra de Trabalhos da Escola"
E os trabalhos na "Mostra de Trabalhos da Escola"
MURAL ORNAMENTADO COM OS TRABALHOS DAS CRIANÇAS .
Nenhum comentário:
Postar um comentário